PL de Altair Moraes que cria o “Dia da mulher Ferroviária” é sancionado em SP
- IMPRENSA DEPUTADO ALTAIR MORAES

- 11 de jan. de 2024
- 1 min de leitura

No próximo dia 8 de março, o calendário oficial do Estado de São Paulo contará com mais uma data importante para celebrar. O projeto de lei 596/2021 do deputado estadual Altair Moraes (Republicanos) que cria o Dia da Mulher Ferroviária foi sancionado pelo Governo de São Paulo, e será no mesmo dia em que se comemora o “Dia Internacional da Mulher”.
Altair Moraes avalia que a Lei 17.830/2023 é um reconhecimento que dará mais visibilidade a categoria. “As mulheres, a cada dia, conquistam mais espaço em locais que majoritariamente eram ocupados por homens, e essas conquistas são motivo de muito orgulho. Por isso, entendi que era importante uma data para dar publicidade ao trabalho que elas executam no setor ferroviário”, contou.
A Companhia do Metropolitano de São Paulo – Metrô conta com um quadro de 9.254 empregados, sendo 1.837 mulheres, que corresponde a 19,85% desse total. As mulheres atuam em todos os setores da companhia, na área de operação, com 912 funcionárias é a que mais emprega mulheres; seguida da administração, com 512 empregadas; expansão (planejamento e obras), com 220 e manutenção com 123.
Flordaliza Meira Monte foi a primeira mulher a ser contratada para trabalhar em uma ferrovia pela Noroeste do Brasil. O ano era 1918, a cidade era Bauru e Flordaliza tinha 16 anos de idade, e trabalhou na empresa até 1942.
Texto: Miriam Silva e Vanessa Palazzi






Comentários