PL de Altair Moraes inclui “Corrida e Caminhada da Polícia Civil” no Calendário Oficial do Estado SP
- IMPRENSA DEPUTADO ALTAIR MORAES
- 23 de jun.
- 2 min de leitura

O deputado estadual Altair Moraes (Republicanos) apresentou na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp) o projeto de lei 624/2025 que oficializa a “Corrida e Caminhada da Polícia Civil” como parte do Calendário Oficial do Estado. O evento, promovido pela Academia de Polícia “Dr. Coriolano Nogueira Cobra” – Acadepol, passa a ser reconhecido como uma iniciativa anual de promoção à saúde, valorização institucional e integração dos servidores da Polícia Civil.
De acordo com o texto, a corrida será realizada preferencialmente no primeiro semestre de cada ano, com possibilidade de alteração da data ou da realização de edições adicionais, a critério da organização. A Acadepol será responsável pelo evento, podendo firmar parcerias com instituições públicas e privadas para garantir o apoio logístico e institucional necessário.
Mais que um evento esportivo
A Corrida e Caminhada da Polícia Civil trata-se de uma ação estratégica com múltiplos objetivos, entre eles: incentivar hábitos saudáveis, promover o bem-estar físico e mental dos policiais civis, fortalecer a integração entre servidores e familiares e reafirmar o espírito de equipe e de valorização da corporação. A atividade também reforça a imagem da Polícia Civil como uma instituição dinâmica, preocupada com a capacitação física e mental de seus integrantes.
“A proposta busca reconhecer uma ação já tradicional no âmbito da Polícia Civil e, ao mesmo tempo, ampliar sua visibilidade e alcance por meio da oficialização no calendário do Estado”, explica o deputado Altair Moraes.
O parlamentar destacou ainda que o evento “busca traduzir os valores de superação, disciplina e comprometimento tão presentes na missão policial".
Diante da rotina exigente e dos altos níveis de estresse vivenciados pelos profissionais de segurança pública, a promoção de atividades físicas tem papel essencial na preservação da saúde mental e da qualidade de vida desses servidores. A ação também contempla policiais aposentados e convidados, criando um espaço de acolhimento, respeito à trajetória dos veteranos e fortalecimento de vínculos com os colegas da ativa.
“Com a inclusão no Calendário Oficial do Estado, o projeto vai consolidar uma prática que já faz parte da cultura institucional da Acadepol, garantindo maior estrutura, reconhecimento e oportunidades de parceria para futuras edições da corrida, e reafirma o compromisso do Estado de São Paulo com a valorização dos profissionais da segurança pública e com o fortalecimento das instituições que atuam diariamente na defesa da vida, da ordem e da justiça", finalizou Altair Moraes.
Após publicação no Diário Oficial, o projeto segue agora para análise da Comissão de Constituição, Justiça e Redação para depois ser debatido nas comissões temáticas da Alesp.
Comments