Autodefesa: Escolas estaduais terão na grade curricular aulas de defesa pessoal para mulheres
- IMPRENSA DEPUTADO ALTAIR MORAES

- 28 de abr de 2019
- 2 min de leitura
O autor da proposta, deputado Altair Moraes é membro da Comissão de Esportes da Assembleia Legislativa de SP

Altair Moraes (PRB) apresentou o projeto de lei 428/2019 que inclui a defesa pessoal, nas aulas de educação física, para alunos do ensino médio, em especial às mulheres. “A violência contra a mulher atinge números alarmantes, sendo obrigação de quem ocupa um cargo no legislativo, instituir meios de eliminar esse mal da nossa sociedade”, justificou.
O parlamentar foi motivado a apresentar o projeto depois da tragédia ocorrida na Escola Estadual Raul Brasil, em Suzano, na qual dois atiradores abriram fogo contra alunos e funcionários, deixando 10 mortos. A estudante Rhyllary Barbosa dos Santos, de 15 anos, utilizou de técnicas de defesa pessoal, adquiridas por meio do jiu-jitsu, para se livrar da ação de um dos marginais.
A violência contra a mulher atingiu números alarmantes no Brasil e os números mostram que os crimes de feminicídio e de tentativa de assassinato dispararam no país. O Ligue 180, canal do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, registrou 92.323 denúncias em 2018 — 25,3% a mais do que em 2017, com 73.669.
O assassinato de mulheres aumentou 63% passando de 24 assassinatos entre julho e dezembro de 2017, para 39 no mesmo período de 2018. Já as tentativas de feminicídio saltaram de 2.749 para 4.018, uma alta de 46%.
“Os episódios de violência contra a mulher persistem em 2019 e diariamente nos deparamos com casos bárbaros noticiados pela imprensa que causam perplexidade. E não podemos ficar parados assistindo esse lamentável quadro de violência contra mulher. Por essa razão, estamos propondo aulas de defesa pessoal nas escolas, obrigatoriamente aos alunos que estejam aptos às aulas de educação física” informou o parlamentar.
Texto: Vanessa Palazzi e Miriam Silva
Foto: Miriam Silva







Comentários