Regulamentação da Polícia Penal é tema de encontro com deputado Altair Moraes
- IMPRENSA DEPUTADO ALTAIR MORAES
- 1 de out. de 2021
- 2 min de leitura

O deputado estadual Altair Moraes, do Republicanos, recebeu em seu gabinete, na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo - Alesp, na quarta-feira (29/9), os representantes do Sindicato dos Agentes de Segurança Penitenciária do Estado de São Paulo - Sindasp, Renato Araújo e Luiz Fernando.
Eles solicitaram ao deputado apoio para a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 04/2021 que regulamenta a Polícia Penal do Estado de São Paulo, vinculada à Secretaria da Administração Penitenciária. A Polícia Penal será responsável pela segurança dos estabelecimentos prisionais do Estado, pela custódia, transporte e escolta da população prisional, além de outras atribuições a serem definidas em lei específica de iniciativa do Poder Executivo.
A composição do quadro de servidores da Polícia Penal será feita, exclusivamente, por meio de concurso público e pela transformação dos atuais cargos de Agente de Segurança Penitenciária, Agentes de Escolta e Vigilância Penitenciária e outros cargos isolados a serem definidos em lei.
O deputado Altair Moraes que é vice-presidente da Comissão de Segurança Pública e Assuntos Penitenciários e um dos autores da PEC 4/2019, prestou seu total apoio à regulamentação. “Vamos lutar sim para que a Polícia Penal seja uma realidade aqui no Estado e que cresçam os números de contratados porque sabemos das dificuldades que existem”, disse.
Os representantes do Sindasp, Renato e Luiz Fernando, falaram da importância da matéria e agradeceram o apoio do deputado. “São Paulo é um dos poucos Estados que ainda não regulamentaram a Polícia Penal. Contamos com o apoio do deputado Altair e esperamos que a regulamentação aconteça o quanto antes para que os concursados de 2017 sejam chamados para reforçar as quase 200 penitenciárias que existem em São Paulo”, salientaram.
A PEC 4/2021 está pronta para entrar na Ordem do Dia, ocasião em que será discutida e votada em plenário pelos 94 deputados.
Texto: Miriam Silva e Vanessa Palazzi
Comments