PL que cria o Dia da Mulher Ferroviária tem parecer aprovado em comissão
- IMPRENSA DEPUTADO ALTAIR MORAES
- 18 de set. de 2023
- 1 min de leitura

O projeto de lei 596/2021, apresentado pelo deputado estadual Altair Moraes (Republicanos), que cria o Dia da Mulher Ferroviária teve o parecer aprovado pela Comissão de Defesa dos Direitos das Mulheres, na tarde de terça-feira (12/9).
O dia 8 de março foi a data escolhida para ser comemorado o “Dia da Mulher Ferroviária”. “As mulheres, a cada dia, conquistam mais espaço em locais que majoritariamente eram ocupados por homens, e essas conquistas são motivo de muito orgulho. Por isso, entendi que era importante uma data para dar publicidade ao trabalho que elas executam no setor ferroviário”, contou Altair Moraes.
De acordo com boletim (março/2023) divulgado pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), as mulheres representam 44% do total da força de trabalho no Brasil. Nesse cenário, verifica-se uma presença crescente de mulheres em diversas funções e setores, incluindo aqueles que antes eram dominantemente masculinos, como é o caso do segmento ferroviário.
A história
Voltemos ao ano de 1918, mais especificamente ao mês de março, na cidade de Bauru, onde a primeira mulher foi contratada para trabalhar em uma ferrovia pela Noroeste do Brasil. Tratava-se de Flordaliza Meira Monte, de 16 anos. Ela entrou na vaga deixada pelo pai, que trabalhava como telégrafo, e tornou-se escriturária – ficando na empresa até 1942.
Comentarios