Outubro Rosa terá lançamento oficial na Alesp
- IMPRENSA DEPUTADO ALTAIR MORAES

- 26 de set. de 2019
- 3 min de leitura

O deputado estadual Altair Moraes (Republicanos) promove, na próxima terça-feira, 1º de outubro, a Abertura Oficial do Outubro Rosa, na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo. O câncer de mama responde, atualmente, por cerca de 28% dos casos novos de câncer em mulheres.
A cerimônia dá início em todo o estado de São Paulo às ações em prol da prevenção do câncer de mama. “Precisamos nos mobilizar para conscientizarmos às mulheres da necessidade de manterem seus exames em dia. A prevenção salva vidas”, alertou Altair Moraes.
De acordo com o Ministério da Saúde alguns hábitos, como uma boa alimentação, nutrição e a prática de atividade física é possível reduzir em até 28% o risco de a mulher desenvolver câncer de mama. O controle do peso corporal e do consumo de bebidas alcoólicas são praticas básicas para prevenir o câncer de mama. A amamentação também é considerada um fator protetor.
O movimento Outubro Rosa é internacionalmente conhecido e mobiliza diversos segmentos da saúde e estimula a participação da população, empresas e entidades. Às ações começaram nos Estados Unidos, onde vários estados tinham ações isoladas até a aprovação pelo Congresso Americano tornando o mês de outubro, o mês nacional de prevenção do câncer de mama. A história do Outubro Rosa remonta à última década do século 20, quando o laço cor-de-rosa foi distribuído aos participantes da primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York, em 1990, pela Fundação Susan G. Komen for the Cure.
No Brasil, o Outubro Rosa foi inaugurado com a iluminação em rosa do monumento Mausoléu do Soldado Constitucionalista (mais conhecido como o Obelisco do Ibirapuera), no dia 2 de outubro de 2002.
ATRAÇÕES ESPECIAIS

A Dra. Albertina Duarte Takiuti também estará presente. Ela é médica ginecologista e obstetra, com mestrado e doutorado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo – FMUSP, coordenadora do Programa Saúde do Adolescente da Secretaria de Estado da Saúde, coordenadora Estadual de Políticas para Mulher da Secretaria de Justiça do Estado de São Paulo, responsável pelo Ambulatório de Ginecologia da Adolescência do Hospital das Clínicas - Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo e foi indicada para o Prêmio 1000 Mulheres para o Nobel da Paz, 2005.
Dra. Albertina Duarte Takiuti

Roberto Caruso empresário, consultor empresarial na área de gestão de talentos e comunicação, é pós-graduado em artes cênicas na Itália e criador da linguagem do Humor com Propósito. Apresenta-se com sua personagem Dra. Vavá, que com muita descontração fará a palestra "Trocando a Dor por Bom Humor", que sensibilizará de forma leve e cheia de alegria, sobre a importância da prevenção do câncer de mama e outras doenças.
Dra. Vavá interpretada pelo ator e
empresário Roberto Caruso

Marta Lívia Suplicy, uma grande liderança feminina, também estará presente no Outubro Rosa que acontece na Assembleia Legislativa. Ela é presidente da Virada Feminina e presidente da Liga das Mulheres Eleitoras Libra Nacional; conselheira do CMEC - FACESP; presidente Estadual do Conselho da Mulher da Apreesp; conselheira do Conselho Nacional dos Direitos das Mulheres; conselheira do Bem querer Mulher - entidade de combate à violência contra a Mulher; conselheira Consultiva do CNTU; vice-presidente da Iprobeca - Instituto de Capacitação Profissional para Mulheres Vítimas de Violência e diretora política do Instituto Brilhante.
Marta Lívia Suplicy

Sônia Presta, se apresentará na Abertura Oficial do Outubro Rosa com
músicas do repertório nacional e canções típicas italianas.
Cantora Sônia Presta
Texto: Miriam Silva e Vanessa Palazzi







Comentários