"Marcha para Jesus" agora é Patrimônio Cultural Imaterial de SP
- IMPRENSA DEPUTADO ALTAIR MORAES

- 24 de dez. de 2022
- 2 min de leitura

A Alesp - Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo aprovou nesta quarta-feira (21/12) o projeto de lei 177/2022 que torna Patrimônio Cultural Imaterial do Estado o evento "Marcha para Jesus".
O deputado estadual Altair Moraes (Republicanos) é coautor do projeto aprovado que concede o registro que identifica e reconhece conhecimentos, formas de expressão, modos de fazer e viver, rituais, festas e manifestações que façam parte da cultura paulista.
O texto especifica que o evento “MARCHA PARA JESUS”, como patrimônio cultural imaterial do Estado, não sofrerá em sua organização ou realização qualquer tipo de embaraço, impedimento ou restrição por parte do Poder Público, salvo aquelas impostas por lei formal estrita aprovada por esta Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo e aplicáveis genericamente a eventos de mesmo porte, devendo os órgãos e agentes da Administração Pública garantir a segurança, facilitar o acesso da população ao local e prestar apoio à realização do evento.
"Estou bastante satisfeito com a aprovação deste projeto. A Marcha para Jesus é uma representação popular muito importante para a população paulista. Temos que valorizar e reconhecer a função deste evento na sociedade. Esse é um movimento que estimula o respeito e o amor ao próximo, e demais valores intrínsecos ao cristianismo que tornam a sociedade mais harmoniosa", ressaltou Altair Moraes.
São coautores do projeto os deputados Gil Diniz, Carlos Cezar, Tenente Nascimento, Márcio Nakashima e a deputado Janaina Paschoal. O texto segue agora para a sanção do Governo do Estado de São Paulo.
Registro de Patrimônio Imaterial
O Registro do Patrimônio Imaterial foi criado por meio do decreto 57.439, de 2011, e permite o reconhecimento de manifestações culturais do Estado que são referências à identidade, à ação e à memória como expressão de identidade cultural e social.
A primeira “MARCHA PARA JESUS”, ocorreu em 1987, na cidade de Londres, capital da Inglaterra, pelo pastor Roger Forster, líder da Ichthus Chistian Fellowship, e pelos também idealizadores Graham Kendrick, Gerald Coates, do movimento Pioneer e Lynn Green, do Youth with a Mission. Evento que na sua primeira edição contou com a participação de 15 mil pessoas.
O evento chegou ao Brasil em 1993 por meio do Apóstolo Estevam Hernandes. No mesmo ano, a “MARCHA PARA JESUS” foi realizada em mais de 100 cidades em várias regiões do Brasil.
Texto: Miriam Silva e Vanessa Palazzi






Comentários