karatê disciplina espírito, mente e autocontrole, reforçou Altair Moraes durante treino na capital
- IMPRENSA DEPUTADO ALTAIR MORAES
- 21 de mai. de 2022
- 3 min de leitura
O deputado estadual Altair Moraes participou na manhã deste sábado (14/5) do Treinamento Especial Grupo Chusei, que aconteceu em um colégio, localizado na Vila Moinho Velho, zona Sul de São Paulo. O treino reuniu professores de karatê de várias cidades da região metropolitana e interior do estado.
Durante a abertura do treino, o deputado Altair Moraes foi convidado pelo sensei Ivaldo Silva para contar aos caratecas um pouco da sua história no mundo das artes marciais, em especial o karatê. “Eu comecei a treinar em um projeto, chamado Projeto Rondon, do Exército Brasileiro. No início comecei a praticar porque eles davam comida para as crianças. Meus pais tinham se separado e, na época, enfrentamos muitas dificuldades, não tínhamos o que comer em casa”, disse.
O parlamentar lembrou também de uma característica essencial, que aprendeu com a técnica milenar, que contribui para formar o homem que se tornou. “Aprendi a ser forte. O karatê disciplina o espírito, a mente e o autocontrole. Passei 10 anos na Seleção Brasileira de Karatê, convivi com grandes atletas do nosso país. Hoje como deputado estadual extraio o máximo do que aprendi com as artes marciais, com o esporte, para fazer o bem”, ressaltou.
“Conheço o deputado Altair Moraes há muitos anos. É um carateca de muita fibra, integrou a Seleção Brasileira de Karatê e a Seleção Pernambucana, conquistou vários títulos e esteve em campeonatos internacionais. Hoje tem representado e apoiado o karatê em nosso estado”, destacou o sensei Silva.
O treino contou também com a presença dos senseis Hisaoka, Tsutiya e Carneiro.
Em defesa das Artes Marciais no Estado
Altair Moraes é o atual presidente da Comissão de Assuntos Desportivos da Alesp – Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo. O parlamentar é o principal defensor das artes marciais na casa legislativa paulista, já investiu mais de R$ 1,5 milhão para viabilizar a realização de campeonatos e eventos no estado.
Em 2019 apresentou o projeto de lei 890/19 que institui o “Dezembro Faixa Preta”, no Calendário Oficial do Estado de São Paulo. “Um dos maiores mitos, Bruce Lee, responsável pela criação de Jeet Kune Do, explicou que “empenhar-se ativamente para alcançar determinado objetivo dá à vida significado e substância. Quem quiser vencer, deve aprender a lutar, perseverar e sofrer”. Este é o principal dogma deixado pelas artes marciais: nos ensinar a enfrentar as adversidades da vida com equilíbrio, técnica e senso de justiça”, destacou Altair Moraes.
O parlamentar lembrou dos benefícios para os jovens que a técnica proporciona. “As artes marciais, de um modo geral, preparam os jovens para uma convivência equilibrada; estimulam o interesse pela competição sadia, colaboram para harmonia entre mente e corpo, e destacam o autocontrole, autoconfiança e o bem-estar. Não são um arsenal de chutes, socos e demais golpes, mas fonte de saúde e qualidade de vida”.
O objetivo do projeto de lei é popularizar e conscientizar a população sobre os benefícios que as artes marciais trazem para a vida. E para isso deverão acontecer palestras em escolas, eventos e atividades educativas, além de veiculação de campanhas de mídias através de sites, banners, folders e outros materiais ilustrativos e exemplificativos sobre os benefícios relacionados às artes marciais.
O texto já foi aprovado pelas Comissões de Constituição, Justiça e Redação e Assuntos Desportivos, agora aguarda para ser votado pelos deputados que compõem a Comissão de Finanças, Orçamento e Planejamento da Alesp.
Texto: Miriam Silva e Vanessa Palazzi
Comments