Hub de Cuidados em Crack e Outras Drogas é entregue pelo Governo de SP
- IMPRENSA DEPUTADO ALTAIR MORAES
- 13 de abr. de 2023
- 3 min de leitura
Atualizado: 17 de abr. de 2023
39% dos frequentadores da cracolândia, no centro de São Paulo, vivem há pelo menos dez anos no local, aponta Unifesp
O deputado estadual Altair Moraes (Republicanos) participou nesta terça-feira (11/4) da entrega oficial do Hub de Cuidados em Crack e Outras Drogas. A unidade, localizada na região central da capital, ampliou a oferta de ações no enfrentamento às drogas. O local está estruturado para oferecer acolhimento ao usuário através de grupos de autoajuda, serviços ambulatoriais que atendem desde a desintoxicação do corpo ao suporte de atendimento intensivo, tudo a partir de avaliação médica.
No local já funcionava o Cratod – Centro de Referência de Álcool, Tabaco e Outras drogas, com a ampliação do espaço o local passa a ter a capacidade para realizar 700 atendimentos clínicos e 6 mil atendimentos sociais a cada mês.
Altair Moraes, que já esteve à frente de trabalhos de assistência aos dependentes químicos em diversos estados do Brasil, parabenizou a ação do Governo do Estado para atender essa parcela da sociedade. “É importante pontuar a coragem do governador Tarcísio de Freitas de fazer o enfrentamento contra o crack e não contra pessoas, respeitando o ser humano. São mais de 300 profissionais diretamente dedicados ao resgate da dignidade dessas pessoas. Sabemos que a reabilitação de vidas é um dos projetos mais importantes que o um governo pode promover”.
“Estamos inaugurando um equipamento público de apoio. Uma grande porta de entrada para que o trabalho do Estado, Prefeitura e entidades que já atuam no acolhimento, convencimento e encaminhamento possam ter uma retaguarda de tratamento com uma ampla linha de cuidados”, disse o vice-governador Felicio Ramuth que também participou da cerimônia.
Uma das características do Hub é não ser um equipamento apenas receptivo, ele é um equipamento ativo. Uma equipe de 380 profissionais especializados em dependência química está sendo integrada, com 200 pessoas voltadas exclusivamente para o desenvolvimento de abordagens e escuta qualificada nas Cenas Abertas de uso – fenômeno conhecido pela aglomeração de usuários e traficantes em espaços públicos, originário do inglês open drugs scenes – como é o caso da cracolândia em São Paulo.
O Governo de SP regulamentou, por meio de decreto, a Lei 17.183/2019 que institui a Política Estadual sobre Drogas. Também foi criado um Comitê Técnico-Científico para proposição de ações ligadas ao tema.
Durante seu discurso, o deputado Altair Moraes reforçou o seu compromisso para o enfrentamento às drogas. O parlamentar é autor da Frente Parlamentar de Combate ao Crack e outras Drogas que iniciará os trabalhos em breve. “Seremos mais uma força na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp) para lutar contra as drogas. Essa batalha não pode ser vencida sozinha. Vamos juntos, unindo nossas forças para enfrentar essa guerra”, reforçou Altair Moraes.
Como vai funcionar
Para que a meta seja atingida, poderão ser adotadas medidas como:
• Oferecimento de atenção integral ao usuário e sua família;
• Transparência de informações entre o Poder Público, entidades não governamentais e a sociedade;
• Priorização das pessoas com dificuldades de acesso a saúde, proteção social, justiça, educação, trabalho, moradia, segurança pública, cultura e esporte, dentre outros direitos fundamentais;
• Promoção de campanhas educativas e de informação à população;
• Prevenção e tratamento dos transtornos decorrentes do uso de drogas;
• Desenvolvimento de conhecimento técnico e científico voltado ao enfrentamento dos problemas causados à saúde em decorrência do uso danoso, indevido ou abusivo de drogas;
• Elaboração, promoção e coordenação de programas, cursos, projetos de capacitação e treinamentos de recursos humanos, necessários ao desenvolvimento e aprimoramento da Política Estadual sobre Drogas;
• Manutenção de intercâmbio com organizações nacionais e internacionais, visando à troca de experiências;
• Repressão e combate ao tráfico de drogas ilícitas, visando ao bem-estar da sociedade, à proteção à vida e à ordem pública.
O Comitê
O Comitê Técnico-Científico, que será integrante do Gabinete do Governador, terá caráter consultivo, com a finalidade de auxiliar a tomada de decisões relacionadas à Política Estadual sobre Drogas.
Entre as atribuições estão a proposição de ações para os eixos temáticos; a articulação de debates e a promoção de seminários sobre drogas; a proposição de métricas e indicadores, visando à melhoria do sistema de avaliação da Política Estadual sobre Drogas; o acompanhamento, com indicadores de desempenho, das ações da Política Estadual Sobre Drogas; e o fornecimento de subsídios para elaboração do planejamento de atividades na execução da Política Estadual Sobre Drogas.
O grupo será composto por até 12 membros. Além do vice-governador, que será o presidente do colegiado, haverá representantes das Secretarias de Educação; de Saúde; de Desenvolvimento Social; de Desenvolvimento Econômico; de Justiça e Cidadania; de Segurança Pública; e de Desenvolvimento Urbano e Habitação, além da Casa Civil.
Poderão ser convidados a acompanhar as reuniões representantes de organizações de âmbito nacional ou internacional, de reconhecida atuação na área do uso de álcool, tabaco e outras drogas; de universidades públicas e privadas; e pessoas ou outras entidades que, por especialidade técnica ou notório conhecimento, possam contribuir para discussão da Política Estadual sobre Drogas.
Texto: Miriam Silva e Vanessa Palazzi
Comments