Comunidade Japonesa tem Altair Moraes como porta voz na Alesp
- IMPRENSA DEPUTADO ALTAIR MORAES

- 5 de jun. de 2019
- 2 min de leitura

O republicano Altair Moraes tem apoiado desde o início de seu mandato a comunidade Japonesa de São Paulo. Em maio abriu as portas da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp) para o Movimento ElesPorElas (HeForShe) de Solidariedade da ONU pela Igualdade de Gênero. O evento foi realizado pela Joint Commission International (JCI) Brasil-Japão em parceria com o parlamentar.

O Movimento ElesPorElas foi criado pela ONU Mulheres com a meta de envolver homens e meninos na remoção das barreiras sociais e culturais que impedem as mulheres de atingir seu potencial, e ajudar os homens e as mulheres a construírem juntos uma nova sociedade.
“Só alcançaremos uma sociedade justa para mulheres e homens quando entendermos o papel fundamental que ambos têm. Tenho como compromisso valorizar o papel da mulher em todos os âmbitos da vida social, sou casado e tenho uma filha e quero que elas sejam sempre respeitadas onde estiverem”, disse Altair Moraes.
O evento do JCI na Alesp promoveu um bate-papo sobre a liderança feminina com a cônsul-geral do Consulado Geral do Japão em Manaus, Hitomi Sekiguchi, a então presidente do Bunkyo (Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social, Harumi Goya e a ex-presidente da Japan House São Paulo, Ângela Hirata.
Comunidade Japonesa

Altair Moraes se reuniu em maio com o Elzo Sigueta, diretor cultural da Bunkyo para tratar das principais necessidades culturais da comunidade japonesa em São Paulo. De acordo com o Consulado Geral do Japão em São Paulo, existem cerca de 1,5 milhão de cidadãos brasileiros com ascendência japonesa. Os nikkeis, como são conhecidas as pessoas de origem japonesa, estão em sua maioria concentrados nas regiões sul e sudeste do país.

Na cidade de São Paulo estão cerca de 400 mil japoneses. “Vou ser a voz da comunidade japonesa no parlamento paulista”, disse Altair Moraes. O republicano se reuniu na terça-feira (28/05) com a vice-presidente nacional da JCI Brasil-Japão, Patrícia Murakami. O encontro foi marcado para tratar do trabalho que a entidade realiza reunindo pessoas entre 18 e 40 anos comprometidas em criar impacto positivo nas comunidades.
“Vou apoiar a iniciativa da entidade de trazer a Koyamada Internacional Foundation para o Brasil. A fundação é comandada pelo Shin Koyamada, ator japonês com grande sucesso e idoneidade, representante da cultura japonesa pelo mundo e agora vai fomentar a cultura nipônica no Brasil e contará com nosso apoio”, ressaltou Altair Moraes.
Texto: Miriam Silva e Vanessa Palazzi
Foto: Miriam Silva







Comentários