Aulas de defesa pessoal nas escolas é tema de programa na TV Alesp
- IMPRENSA DEPUTADO ALTAIR MORAES

- 28 de jun. de 2019
- 2 min de leitura

O deputado estadual Altair Moraes (PRB) participou do programa em Discussão da TV Alesp que debateu o projeto de lei 428/2019, de autoria do parlamentaer, que inclui a defesa pessoal, nas aulas de educação física, para alunos do ensino médio, em especial às mulheres.
Com apresentação da jornalista Priscila Silvério, o programa contou também com as presenças do Mestre Edilson Moraes - Presidente da Confederação Brasileira de Artes Marciais Chinesas - Kung–Fu e de Lucas Cruz de Moraes, aluno de artes marciais.

O programa veiculou um vídeo com a estudante Rhyllary Barbosa dos Santos, de 15 anos, que utilizou de técnicas de defesa pessoal, adquiridas por meio do jiu-jitsu, para se livrar da ação de um dos marginais durante a tragédia ocorrida na Escola Raul Brasil, em Suzano. O aprendizado permitiu que a estudante escapasse do agressor, e ainda possibilitou que alunos e funcionários pudessem fugir logo depois dela.
O mestre Edilson cumprimentou o deputado Altair Moraes pela inciativa. “As artes marcias além da defesa trabalham o equilíbrio emocional dos praticantes. E diante dos severos quadros de violência, principalmente contra as mulheres, é fundamental que esses princípios sejam ensinados na escola” disse.
Lucas, 23, que pratica artes marciais desde os 3 anos de idade, contou um episódio em que precisou defender uma mulher que estava sendo gravemente agredida num ponto de ônibus. “Utilizei as técnicas de defesa e imobilizei o agressor para que a ela se livrasse dele” contou.

Durante o programa, Altair Moraes apresentou algumas técnicas simples de defesa pessoal que podem ser usadas tanto por homens como por mulheres em caso de agressão.
“Os episódios de violência contra a mulher persistem em 2019 e diariamente nos deparamos com notícias sobre feminicídios e outros crimes bárbaros que causam perplexidade. Não podemos ficar parados assistindo esse lamentável quadro de violência. Por isso vamos trabalhar pela aprovação do nosso projeto”, disse o parlamentar.
Texto: Miriam Silva e Vanessa Palazzi
Foto: Miriam Silva







Comentários