Apoio ao PL 346/2019 que define sexo biológico nas partidas esportivas
- IMPRENSA DEPUTADO ALTAIR MORAES

- 28 de jun. de 2019
- 1 min de leitura

O deputado estadual Altair Moraes(PRB) esteve com o advogado empresarial Dr. Eddie, que representa dezenas de entidades esportivas e sociais. Ele prestou o seu apoio ao projeto de lei 346/2019 que determina que o sexo biológico seja o único critério definidor do gênero dos competidores, impedindo a atuação de transexuais em qualquer modalidade, em equipes que correspondam ao sexo oposto ao de nascimento.
“Competições esportivas equilibradas exigem qualificação por faixa etária e peso dos atletas. O sexo masculino e feminino é também determinante para partidas igualitárias. Trata-se de uma questão de justiça”, afirmou o deputado Altair Moraes durante a reunião.
“Homens têm estruturas ósseas mais resistentes e mais densas. Coração e pulmões são maiores e com maior capacidade de realizar troca de oxigênio. E ainda que haja o bloqueio da testosterona nos indivíduos transexuais, essa capacidade se mantém inalterada, já que esses hormônios são fabricados desde a concepção do feto no ventre materno”, justificou o deputado.
O Dr. Eddie também defendeu a ideia e ressaltou a importância de se tratar a matéria para não só ter equidade nos esportes como também pela defesa das mulheres que levaram anos para participar das competições, antes dominadas apenas pelos homens.
“Agora temos mais um nome de peso na luta por justiça no esporte”, encerrou o parlamentar.
Texto: Miriam Silva e Vanessa Palazzi
Foto: Miriam Silva







Comentários