Comissão de Assuntos Desportivos aprova Política de Apoio e Incentivo à Mulher no Esporte
- IMPRENSA DEPUTADO ALTAIR MORAES

- 7 de nov. de 2024
- 2 min de leitura

O deputado estadual Altair Moraes presidiu nesta quarta-feira (30/10) a Comissão de Assuntos Desportivos da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo. Na pauta 36 itens, entre eles nove projetos de lei tiveram os pareceres aprovados e seguem a tramitação na casa.
Com a aprovação do PL 1352/2023, que institui a Política Estadual de Apoio e Incentivo à Mulher no Esporte, Altair Moraes aproveitou para lembrar das dificuldades enfrentadas pelas mulheres no esporte, quando não podiam sequer assistir a partidas de futebol. “É lamentável todo esse preconceito, mas, ao longo do tempo, a mulher conseguiu seu espaço e esses projetos são de incentivo para que elas possam estar onde quiserem, especialmente no esporte", comemorou.
Receberam pareceres favoráveis os projetos de lei que criam a Política Estadual "Vini Jr" de combate ao racismo nos estádios e nas arenas esportivas (PL 862/2023) e o que torna obrigatória a divulgação de alertas sobre a tipificação penal de racismo e injúria racial em eventos esportivos oficiais (PL 875/2023).
O Projeto de Lei 300/2021, que institui a Semana Estadual de eSports, teve o parecer aprovados pelos deputados, de acordo com Altair Moraes, a proposta vai colocar o estado de São Paulo na vanguarda das competições, atrair turistas e gerar renda para os municípios.
"Os eSports geram milhões no mundo. As competições com os jogos eletrônicos são reconhecidas como esporte e atraem multidões para os eventos. A garotada treina, tem disciplina e compete. São Paulo está perdendo tudo isso", apontou Altair Moraes.
Foram aprovados também os projetos que consideram a soltura de pipas como esporte e que incluem os surdolímpicos no Programa Bolsa Talento Esportivo.
Texto: Miriam Silva e Vanessa Palazzi






Comentários